Blog

Normas para instalação de toldo retrátil em Curitiba

Em uma simples caminhada pela rua é possível encontrar inúmeros imóveis comerciais com cobertura de sombreamento feita com o famoso toldo de lona.

O grande problema é que nem toda cobertura respeita as normas de instalação de toldo específicas de Curitiba, o que pode trazer sérios problemas para o dono do imóvel.

cobertura-de-sombreamento

Surgimento das normas para instalação de toldos

Preocupada com a poluição visual da cidade de São Paulo, a prefeitura local implementou uma série de normas, entre elas a Lei Cidade Limpa, que reduz o número de propagandas na rua. Aos poucos, essa lei foi adotada em outras cidades, como em Curitiba.

O diferencial é que a lei causou impactos na instalação de toldos em áreas comerciais, com normas específicas que devem ser cumpridas para evitar a poluição visual e dar segurança aos pedestres.

Ao descumprir essas normas, o dono do imóvel pode ter de pagar multas e sofrer demais sanções até que a questão seja regularizada junto à prefeitura local.

Conheça as normas para instalação de toldos

Modelo de toldo

A prefeitura exige a instalação do toldo retrátil, versão funcional e prática que pode ser retraída quando o comércio está fechado, o que minimiza a chance de atos de vandalismo.

Caso prefira adotar um toldo fixo, verifique com a prefeitura se há liberação e quais são as medidas a serem tomadas. Assim, assegura-se o cumprimento de normas e é possível evitar autuações no futuro.

Materiais do toldo

A cobertura do toldo deve ser feita com lona, enquanto a estrutura tem de ser composta por um metal, como o aço ou alumínio. É imprescindível que a estrutura seja resistente, pois é mais segura e reduz o risco de acidentes.

Comprimento da cobertura

O toldo deve ficar sempre dentro da calçada. Caso ela seja grande, o recomendado é que não ultrapasse 2,80 metros e que não cubra instalações de iluminação pública.

Altura do toldo

A norma leva em consideração a média de altura do brasileiro, que é de 1,80 metros. Portanto, o toldo deve ter altura mínima de 2 metros, considerando toda a sua estrutura. Somente as barras de fixação na parede podem ser mais baixas.