Blog

Policarbonato: fabricação e aplicações

cobertura de policarbonato em curitiba

A cobertura de policarbonato em Curitiba é uma opção cada vez mais comum, mas esta é apenas uma aplicação deste material.

 

Ver a cobertura de policarbonato em Curitiba é cada vez mais comum. O material tem ganhado popularidade devido a seus vários benefícios, entre os quais se destacam a durabilidade e alta resistência.

Contudo, a indústria de toldos e coberturas é apenas um dos setores que utilizam o material. Suas impressionantes propriedades fazem com que ele seja extremamente versátil:

A fabricação do policarbonato

O policarbonato é derivado da interação entre substâncias derivadas do ácido carbônico e o gás bis-fenol. É composto por carbonatos, ou seja, ligações de carbono com oxigênio. Ele surge em flocos pequenos e de tamanho regular, assim, passa por alguns processos para assumir a forma de chapa na qual é comercializado.

Ele é aquecido, fluidizado, desempoeirado e, por fim, condicionado. Nesta última etapa, o fabricante o mantém em uma temperatura específica e ao redor de um reator de um fluxo de massa por algum tempo. O objetivo é que ele seja purificado e refinado para então ser transportado para o processamento final.

Propriedades do policarbonato

O policarbonato é um dos polímeros mais desenvolvidos da indústria dos plásticos. É um material tão poderoso que tem sido cada vez mais usado como substituto do vidro na construção civil. Sua composição lhe dá uma série de propriedades, como:

Aplicações do policarbonato

Apesar de muito popular na indústria de toldos e coberturas, as impressionantes propriedades do policarbonato fazem com que ele seja um material usado em diversos setores.